Conheça Eldorado

Conheça um pouco de Eldorado á capital da melancia
 
O Município de Eldorado encontra – se estrategicamente situado, no Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul, distante 440 Km da capital Campo Grande, em faixa de fronteira com o país vizinho, o Paraguai, distante 35 Km de Salto Del Guayrá – PY. Teve como base de sua economia até o ano de 2000 a atividade pecuária que era responsável por 75% de toda a riqueza gerada no Município. A partir de 2001, com o desenvolvimento da pesquisa para plantio de lavouras anuais em área de arenito, tem se destacado também pela integração agricultura / pecuária onde o produtor de maneira geral, visando à recuperação das pastagens degradadas, tem investido maciçamente no cultivo de soja, milho, mandioca e melancia, utilizando-se de tecnologia de ponta, praticando uma agropecuária extremamente tecnificada. Com a expressiva ampliação de área para cultivo da melancia o Município de Eldorado é considerado capital da melancia.

FESTAS COMEMORATIVAS
Expo – Eldorado – maio – Emancipação Político-administrativa de Eldorado – Expo Eldorado – Festa da Melancia – novembro – Festa de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro – Festas Junina e Julina PONTOS TURISTICOS – Turismo Rural Fazenda Caçula (em andamento) – Artesanato em argila (em andamento) – Porto Morumbi – Distrito de Eldorado.
Leia mais sobre a história de Eldorado

Contexto Histórico do Distrito Morumbi

O Porto Morumbi trata-se de um antigo porto banhado pelo Rio Paraná que encontra-se desativado.Atualmente o local é um Distrito de Eldorado denominado Distrito do Morumbi. Localizado a 20 km da sede do Município, o distrito já foi o local principal de entrada e saída de pessoas e mercadorias da região. Recebeu seus primeiros moradores a partir de 1954, em sua maioria, migrantes do Estado de São Paulo e Paraná.
Foi nessa época que um Senhor chamado Leocíndio Batista, chegou ao porto e junto a outros empresários resolveu investir no local. Com o passar do tempo dividiram a região do porto em lotes com a intenção de torná-lo um município. Em entrevista com a Sra. Dair Brum Batista, esposa do Sr. Leocíndio Batista, este já falecido, nos foi relatado que na época em que seu marido chegou ao porto havia um residente no local, o Sr. Peruci que vivia em uma das ilhas próximas dali. Atualmente a ilha em que este senhor morava recebe seu nome.

Leia mais sobre a história do distrito do morumbi